fbpx

Eu deveria estar fazendo qualquer outra coisa da minha vida, mas cá estou escrevendo esse guia inútil pra quem, assim como eu, deveria estar fazendo outra coisa, mas resolveu jogar LOL.

League of Legends, também carinhosamente conhecido como LOL, é um MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), ou seja, o objetivo é bater em todo mundo! Foi publicado pela RIOT Games lá em 2009.

Eu comecei a jogar essa coisa em julho desse ano, então eu ainda sou muito noob em vários aspectos do game, porém acumulei uma boa visão de jogo nesses quase 6 meses jogando e resolvi escrever esse guia com coisas que eu gostaria que tivessem me avisado sobre o LOL quando comecei a jogar.

Então aqui vai: O GUIA DO INICIANTE NO League of Legends!

1 – Como o jogo funciona?

O League of Legends nada mais é do que a versão 2.0 daquele jogo de criança “rouba bandeira” (sério!). Lembra? Aquele que você tem que entrar em território inimigo e roubar a bandeira deles antes que eles roubem a sua? LOL é mais ou menos isso, mas ao invés de roubar coisas, você tem que destruir um cristal gigante chamado de “Nexus“. Quem fizer isso primeiro ganha a partida.

Mas claro que não é simples como ir do ponto A ao ponto B, pra chegar no Nexus inimigo você precisa atravessar todo o mapa e enfrentar os desafios que ele tem: as torres, os minions e, claro, o time inimigo.

Existem 4 rotas principais: Topo (top), Meio (mid), Bottom (bot) e Jungle (literalmente “selva”). Os 5 jogadores se dividem por essas rotas pra cumprir seus papéis, que são:

Top: jogadores em geral conhecidos como tanks. São aqueles brutamontes difíceis de matar.

Mid: Magos e assassinos, em geral, bons em mobilidade e que vagam bastante pelas outras rotas

Bot: AD Carry (também chamado de ADC) e Suporte (o famoso “sup”). AD Carry, ou atirador em português, são personagens que em geral possuem ataques de longo alcance e os suportes são os que possuem escudos, curas e afins (mas não necessariamente, outros bonecos podem ser usados como sups). A função dos sups é proteger o ADC e ajudar a equipe curando, protegendo e afins…

Jungle: Na jg temos os junglers que são campeões com características propícias pra esse lugar. O jg precisa matar os monstros da selva, atrapalhar o time inimigo invadindo as rotas e cumprir objetivos (falaremos deles daqui a pouco).

As torres são o que o nome indica. São muito chatas. Se você, ou os minions do seu time entrarem no alcance delas, elas começam a te atacar.

Os minions são mini soldados que aparecem em grupos de tempos em tempos e ajudam os times a cumprirem o objetivo de derrotar as torres e chegar ao Nexus. Cada vez que você dá o golpe final em um minion, você recebe dinheiro.

2- Coisas que eu queria que tivessem me contado:

a) Pode não parecer, mas tem campeões certos pra cada rota

Quando você começa a jogar LOL é tudo uma bagunça!! Você ainda não conhece os campeões e a impressão que dá é que você pode pegar qualquer um e ir pra qualquer rota, maaaaaaaaas não é bem assim! Existem os bonecos mais apropriados pra cada rota e alguns podem jogar em mais de uma ou fazer funções diferentes. É essencial saber qual personagem é melhor pra cada caminho – senão dá ruim!

b) Compre itens!

É essencial no LOL comprar itens na loja, que fica na base aliada da sua equipe, pra melhorar suas habilidades no jogo. Mas não cometam o meu erro! Alguns itens são muito caros e eu achava que eu tinha que esperar juntar o dinheiro pra comprar o item pronto, mas NÃOOOO. Cada item é composto por outros itens menores, então você precisa “buildar” que é ir comprando os itens “ingredientes” até finalizar o item maior.

Como conseguir dinheiro na partida? Abatendo minions e campeões inimigos, principalmente. Os monstros da Jungle também dão ouro.

c) Mini dicionário de termos:

wardar: colocar sentinela em algum lugar pra poder ver o inimigo chegando;

feedar: do inglês feed, que é literalmente “alimentar”. Se você morre muito pra um campeão inimigo ele vai ganhar dinheiro com suas mortes e assim conseguirá comprar itens mais rápido ficando mais forte que todo mundo. Ou seja, você alimentou seu oponente.

-kitar: desistir da partida e sair do jogo;

-tiltar: ficar bravo e xingar as pessoas;

-Dar TP: usar o teletransporte;

-Dar leash: ajudar o jungler do seu time a abater o primeiro monstro do jogo;

lane: rota

ranked: também conhecidas como raqueadas, são as partidas que valem pontos (PDL – pontos de liga). Com esses pontos você pode subir (ou descer…) de elo.

-elo: é basicamente a sua classificação no jogo. Ela segue essa ordem: Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Mestre, Grã-Mestre e Desafiante.

d) Teste todas as rotas

Antes de se fixar em algum lugar, teste mais campeões, teste as outras rotas até você achar o lugar que mais gosta de jogar. Isso também vai te ajudar a ter visão de jogo, que é crucial pra sobreviver!

Dicas dos parças!!!!

Tem uma galerinha que joga comigo e eles também deram os seus pitacos:

“Comece pela top lane e depois migra pro mid. Pode começar com o Darius ou o Garen.” @Gabs

“O importante é você se identificar e entender a dinâmica da lane. Eu comecei como sup, além de me identificar com o champ, eu entendi o que eu tinha que fazer.” @Leo

É isso por hoje! Espero que tenham gostam do guia beeeeeeeem basicão e nos vemos no próximo post!

Compartilhe o amor! <3

Vai curtir também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *