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negócio de sucesso

Eu sou a Erica!
Você pode ser independente e dona da própria vida. É pra te ajudar nisso que eu estou aqui.

negócio com sucesso

Você é dona de um negócio de sucesso? Se você souber dizer pra mim aqui quais são os 5 itens essenciais de todo negócio de sucesso, então se você ainda não chegou lá, está no caminho certo!

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#1 – Plano de negócios

De onde você está vindo e pra onde está indo? O plano de negócios te auxilia a visualizar o seu negócio, elencando seu público alvo, parcerias, atividades chave, fontes de renda, custos de operação e etc. Sem saber o que seu empreendimento demanda, há um grande risco de não vingar! Separe um momento do seu dia e faça seu planejamento!
Clique na imagem abaixo para baixar um modelo de plano de negócios CANVAS para imprimir.

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É normal sentir dificuldade de montar um Canvas sozinha. Muitas vezes nós nem fazemos ideia do nosso público, ou o que realmente é uma proposta de valor e afins.

Se você sente que precisa de ajuda, não somente com o Canvas, clique aqui.

#2 – Orçamento e precificação adequados

Já vi muita gente chutando valores de atendimento. Faz isso não, miga! O valor que você cobra precisa estar alinhado ao seu orçamento. Sem isso, você pode perder dinheiro além de nunca conseguir guardar numa poupança ou juntar pra usar no futuro. E se você ficar doente? Como faz?

Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que não é possível ter férias ou 13º quando se trabalha por conta. Isso é bobagem. Quando você é dona de um negócio de sucesso que tem um orçamento e precificação adequados, você consegue separar as suas fontes de renda e o total bruto que entra de forma a alocar valores pras coisas certas – incluindo seu 13º e seu fundo de emergência/doença.

Já parou pra analisar por qual motivo você cobra o que cobra?

Novamente, conseguir se organizar financeiramente e chegar num valor a ser cobrado que seja justo pra você e pros seus sonhos não é tarefa fácil de fazer sozinha. Se você sente que precisa de ajuda, clique aqui.

#3 – Marketing afinado

Se toda empresa possui profissionais de marketing trabalhando pra eles, você também tem que ter. Clientes não vão aparecer do nada! Se você não consegue investir em alguém (tipo eu) pra fazer esse trabalho pra você, invista em si mesma e aprenda a fazer o seu próprio marketing.

Não, não é um bicho de sete cabeças! Você só precisa manter a calma e a mente aberta pra entender os comportamentos de consumo atuais e como a cabecinha das pessoas funciona atualmente.

Um marketing bem feito é um dos pilares de todo negócio de sucesso. Sem ele, tudo vai pelo ralo, porque não adianta você ser uma super profissional se ninguém souber que você existe!

Dúvidas sobre como usar o Instagram para alavancar a sua marca? Ensinei como fazer isso nesse post aqui.

Seja contratando alguém pra fazer o seu marketing ou indo atrás de aprender a fazer você mesma, eu posso te ajudar. Quer saber como? Clique aqui.

Negócio de sucesso

#4 – Departamento de vendas afiado

Novamente, vendas é uma arte e ou você aprende a vender ou contrata alguém pra isso.

Não confunda marketing com vendas. Uma coisa é atrair clientes, outra é convencê-los a fechar a compra. Eu já falei sobre isso nesse post aqui.

Portanto para que as pessoas te conheçam, você precisa de marketing e para que elas fechem você precisa de um ótimo discurso e apresentação de vendas.

Esqueça mandar orçamentos/valores por simples mensagens de email ou whatsapp – tanto o seu cliente, quanto o seu produto/serviço, merecem um atendimento melhor que isso.

Não caia no erro de achar que as pessoas naturalmente vão entender o valor do que você está ofertando. Por mais óbvio que possa parecer pra você, é preciso usar um discurso persuasivo para que seu prospect (pessoa interessada, mas que ainda não é cliente) entenda qual o propósito do seu produto/serviço na vida dele.

Só assim é que o valor da sua proposta vai se tornar claro e aí sim o prospect estará melhor equipado a entender o seu preço.

Preço e valor são coisas bem diferentes.

Não sabe como criar um discurso de vendas persuasivo? Clique aqui.

#5 – CRM

O último item de um negócio de sucesso é CRM.

CRM significa Client Relationship Management, em português, Gerenciamento de relacionamento com o cliente. O seu relacionamento com seus clientes não pode morrer depois de eles terminarem a compra com você.

Mantenha-os perto, dentro do seu círculo. Faça seus clientes sentirem que sendo seus clientes, eles também são parte de uma comunidade, onde você é a figura que ajuda e provê coisas bacanas.

Já aconteceu de eu fazer assinaturas de serviços e nunca receber nenhuma mensagem que fosse pedindo o meu feedback ou perguntando se estava tudo bem, se havia algum problema.

De certa forma, o relacionamento com o cliente é igual um namoro/casamento. Não dá pra dar um super duro na hora de conquistar e esquecer de continuar conquistando uma vez que você já conseguiu a venda. Muitos relacionamentos falham por esse motivo.

Entre em contato com clientes antigos, pense em promoções bacanas pra clientes sumidos. Não esqueça de continuar a atraí-los, mesmo depois de já ter fechado sua venda.

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Colocando esses 5 itens em ação, você com certeza vai ver as coisas mudando na sua vida de empreendedora! Um negócio de sucesso precisa desses 5 pilares pra se sustentar!

Você já usa algum desses 5 itens? Como tem sido a experiência? Se não usa, comece a usar já e vem me contar depois o que tem achado!

Até a próxima!

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